Perguntas Frequentes

Perguntas Frequentes

Quem garante o seu Consórcio

O Consórcio é a reunião de pessoas físicas e/ou jurídicas em um grupo fechado, em que os consorciados pagam parcelas mensais, com objetivo de formar poupança que será destinada à compra de um bem (veículo) novo ou usado. O Banco Itaú forma os grupos, realiza as Assembléias e administra os recursos financeiros do grupo em nome dos participantes.

O contrato do Consórcio de Caminhões é feito de acordo com as normas estabelecidas pelo Banco Central, que é o regulador do sistema desde 1991, emitindo as autorizações de funcionamento e fiscalizando o setor.

Ser maior de 18 anos ou comprovadamente emancipado e comprovar a renda 03 vezes o valor da parcela.

Para formar um grupo, é preciso que o número de participantes seja múltiplo do número de meses previsto para a duração do plano, e assim é definido o número de contemplações. Por exemplo: em um grupo de 60 meses, com 360 participantes, o número previsto de contemplações mensais, por sorteio e lances, serão de 6 (seis) unidades, sempre de acordo com a disponibilidade financeira do grupo. Outra grande vantagem que o Consórcio de Camihões oferece a você é a rapidez na formação de grupos consorciados. Afinal, a empresa está presente em todo Brasil, facilitando sempre sua aquisição em produtos e serviços. Quem está presente em todo o Brasil oferece mais rapidez.

A cota é um número destinado ao consorciado, que tem por finalidade identificá-lo no grupo, permitindo a participação nas Assembléias. Cada consorciado (pessoa física e/ou jurídica) pode adquirir no máximo oito cotas.

O seguro prestamista é um seguro de vida em grupo, que assegura a tranquilidade da família e do grupo, no caso de sinistro do consorciado. Desta forma, caso ocorra algo ao segurado que esteja dentro dos critérios de cobertura, a cota será quitada. A cobertura se dará para os casos de morte natural ou acidental, invalidez permanente e total, por acidente, tendo como objetivo a liquidação/amortização do débito da operação de consórcio. Importante: nesta modalidade não há cobertura para desemprego mediante análise da seguradora.

Contemplações

São nas assembléias que os consorciados são contemplados, por meio de sorteios ou lances. Para participar da assembleia, você deverá ter pago sua mensalidade até a data do vencimento. O pagamento após o vencimento, mesmo antes do dia da assembleias, impossibilita o consorciado de ser contemplado (sorteio ou lance).

É preciso estar com a mensalidade em dia para participar das assembleias.

Após a sua contemplação por sorteio ou lance, você deverá providenciar imediatamente o seu cadastro, bem como as garantias adicionais necessárias, como a assinatura do Contrato de Alienação Fiduciária, Nota Promissória e apresentação de avalista(s). Quanto antes você providenciar a documentação, mais rápida será a análise do seu crédito. Agilidade para a aquisição do seu bem.

É o direito assegurado, se houver saldo suficiente, ao Consorciado de utilizar o crédito disponível para aquisição do veículo. As contemplações ocorrem nas datas das Assembléias Gerais Ordinárias mensais em duas modalidades:

Sorteio: a cada cota é atribuída uma combinação única, com a qual o consorciado concorre de acordo com a extração do resultado do primeiro prêmio da Loteria Federal, no sábado anterior à realização da Assembléia Geral Ordinária.

Lance: possibilita ao Consorciado antecipar a retirada do bem, ofertando valores que concorrerão com os demais lances.

Para aquisição do consórcio, você deverá apresentar documentos pessoais (CPF e RG) e endereço para recebimento de correspondências. Havendo interesse na aquisição do plano você pode fazer via internet.Se você não teve a sua dúvida respondida nesta seção, entre em contato com a nossa central de relacionamento e teremos um imenso prazer em ajudá-lo sempre apontando soluções para uma vida melhor!

Pagamentos

O boleto é encaminhado mensalmente para o seu endereço de correspondência em até 10 dias antes do vencimento.
A emissão da segunda via do boleto encontra-se disponível no site ou, se preferir, clique em Fale Conosco, informe o seu endereço completo (rua/avenida, número, complemento, bairro, CEP, cidade e estado) e envie uma mensagem para solicitar o boleto alternativo.